Uma vistoria feita no Hospital Abelardo Santos, no dia 22 de março, descobriu 19 respiradores novos escondidos no hospital. A descoberta aconteceu durante o processo de troca de gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu, que administrava o hospital.
A instituição, que fica no distrito de Icoaraci, é referência no combate à Covid-19 e atendia exclusivamente pacientes com a doença até o dia 15.
Segundo relatos de uma funcionária do hospital, os respiradores estavam atrás de uma parede falsa no auditório do prédio e que foi preciso quebrar a parede para terem acesso aos equipamentos.
O mais intrigante é que os equipamentos haviam sido registrados no hospital, mas estavam desaparecidos.
GOVERNO CONFIRMA INFORMAÇÃO
O governo do Pará confirmou a informação sobre os equipamentos e afirmou que uma comissão interna está apurando as razões dos aparelhos não terem sido utilizados até aquele momento.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará nega a informação de uma possível “parede falsa”. Segundo a secretaria, os respiradores foram imediatamente colocados em uso após a realização de uma análise técnica. De acordo com a pasta, o atendimento de pacientes não foi prejudicado.
O estado do Pará registra ocupação de 81,3% de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 60,1% de ocupação de leitos de enfermaria no sistema público.
Fonte: CNN