9D0DDAE2-1540-4E6D-967B-4924D7931863

Shows drive-in: Dinamarca, Noruega e Alemanha fazem eventos com fãs em carros

Compartilhe:

Para driblar as aglomerações de pessoas – e as restrições impostas por governos para combater o novo coronavírus-, produtores culturais têm recorrido a uma prática antiga: os drive-ins (eventos para se aproveitar dentro dos carros).

Na Noruega, a banda de hip hop Klovner I Kamp fez show para um público dentro de carros com uma vaga de estacionamento de distância. A estrutura do palco, com luzes e fumaça, lembrava a de grandes concertos para multidões dançantes, como eles costumavam fazer.

Na Dinamarca, o cantor e compositor de pop-rock Mads Langer fez uma versão mais compacta, comandando violão e teclado sozinho no palco para carros igualmente organizados com um espaço entre eles em todas as direções.

Depois dos shows, o movimento inspirou DJs de música eletrônica. Na Alemanha, uma casa noturna fez três edições de raves drive-in e teve os ingressos esgotados para todas.

Os eventos na Escandinávia ocorreram no fim de abril. E as raves na Alemanha, no começo de maio. Se seguirem a mesma linha, é provável que aconteçam outros eventos semelhantes pelo continente durante os meses de maio e junho.

Eles podem ajudar a amenizar os prejuízos de artistas e casas de shows durante a pandemia de coronavírus, mas servem apenas para abrigar eventos de pequeno e médio porte.

No Brasil, quem já busca essa alternativa são os cinemas. Em Brasília, o cine drive-in aproveitou um decreto do governo distrital que liberava seu funcionamento no dia 24 de abril para reabrir as portas no último final de semana. O decreto proíbe apenas a venda de comida dentro do local. E é o único do Brasil a funcionar durante esse período.

No litoral de São Paulo, uma rede de cinemas e um shopping de Praia de Grande se unem para abrir um drive-in improvisado no estacionamento do estabelecimento. O governo de São Paulo não tem uma lei que aborde os drive-ins. Outros cinemas do estilo no estado estão parados.

Fonte: Globo.com