Nesta sexta-feira (4), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realiza a terceira edição do projeto “Uma Noite no Museu”, desta vez incorporando o Centro Cultural Palacete Faciola, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Parque Cemitério Soledade. A programação consiste num circuito noturno, de forma gratuita até às 22h. Estão inclusos na programação o Museu do Forte, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará e Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.
“O Parque da Soledade será integrado ao evento, estará aberto ao público, equipado com profissionais e uma estrutura completa para receber os visitantes. Haverá todo um aparato técnico para a ambientação e sonorização do local, e artistas realizarão encenações teatrais. Todo o espaço será preparado para essa noite especial. Esperamos que ele se destaque, devido à própria natureza do local. As lápides, o cemitério em si e a arquitetura, tudo contribui para um cenário único. A noite promete ser especial nesta edição de ‘Uma Noite no Museu”. Afirma o Coordenador de Educação Patrimonial do Cemitério da Soledade, Raimundo Calandrine.
Em 1964 o Cemitério da Soledade foi o primeiro cemitério a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Brasil. São cerca de 22.000 metros, com registro de 31.872 mil pessoas sepultadas, e um rico acervo arqueológico, etnográfico e paisagístico, que possui influências do romantismo, neoclássico, neogótico e neobarroco. Além disso, o Soledade também foi a primeira experiência de Parque Cemitério no Estado do Pará.
A visitação noturna e gratuita tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso, não apenas ao Parque Cemitério Soledade, mas a diversos equipamentos da Secult, bem como viabilizar uma nova experiência de diálogo com os espaços museais.
“Nós temos tido uma resposta muito positiva do público, e dessa vez vamos incorporar o Centro Cultural Palacete Faciola e o Parque Cemitério da Soledade no circuito, proporcionando uma experiência muito interessante para os visitantes, com a oportunidade de conhecer esse espaço totalmente musealizado, requalificado no período da noite.” Declara a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
A terceira edição do projeto ainda conta com o Preamar da Criatividade, na Praça da Fonte, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com set da dj Ananindeusa e lançamento do livro “MPQ – Música Popular em Quadrinhos – Grandes Sucessos”, do autor Gidalti Moura, a partir das 17h. No Forte do Presépio, o público poderá participar da Roda Cultural com capoeira, samba de roda e maculelê com o grupo Tamboriê, às 19h.
A noite também será de estreia da Mostra Pan-Amazônica de Cinema, no Centro Cultural Palacete Faciola, às 19h, com os filmes Kawsak Sacha, la canoa de la vida, Até o fim do mundo e Huahua. As obras abordam as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática.
Serviço:
3ª edição do projeto ‘Uma noite no Museu’
Museu do Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – Complexo Feliz Lusitânia – Praça Frei Caetano Brandão, S/n.
Cemitério Parque da Soledade – Av. Serzedelo Corrêa, 514.
Centro Cultural Palacete Faciola – Av. Nª Sra. de Nazaré, 138.
Museu da Imagem e do Som – Av. Nª Sra. de Nazaré, 194.
Horário: 18h às 22h.
Texto de Juliana Amaral (Secult)
Fonte: Agência Pará