Morreu na madrugada de hoje, quarta-feira (22), por volta das 4h da madrugada, na UTI do Hospital Porto Dias, em Belém, o ex-prefeito de Marabá e ex-vereador da Câmara Municipal local, Nagib Mutran Neto, 62 anos, mais conhecido como Nagibinho. Na sexta-feira (17), ele havia viajado para a capital, na companhia da filha Karime, com quadro com complicações respiratórias, com fortes sintomas da covid-19.
Nos últimos dias, já entubado, respirava mecanicamente e seus rins já não mais funcionavam. Ontem, porém, a vereadora Cristina Mutran, mulher de Nagibinho, postou mensagem no Facebook, na qual informava que, apesar do estado ainda delicado, ele havia apresentado melhoras, e pedia orações pelo marido.
Nagib Mutran Neto nasceu em Belém, era médico e pecuarista, foi prefeito de Marabá de 1º de janeiro de 1989 a 16 de novembro de 1992, quando teve o mandato cassado pelo Legislativo; e vereador da Câmara Municipal de Marabá por dois mandatos, de 2009 a 2012, quando presidiu aquele poder no último bimestre; e de 2013 a 2016, período em que, licenciado do Legislativo Municipal, exerceu também a função de secretário municipal de Saúde, do então prefeito João Salame Neto.
Nagibinho era casado com a médica e vereadora Cristina Mutran, ex-deputada estadual e ex-secretária de Saúde do Pará. Com ela ele teve dois filhos, Nagib Mutran Filho, que morreu em 24 de maio de 2015, em acidente no Rio Tocantins; e Karime Mutran.
Era filho do também pecuarista Osvaldo dos Reis Mutran – mais conhecido como Vavá Mutran – e de Dorivan Mutran, ambos já falecidos. Vavá foi prefeito de Marabá e deputado estadual e morreu em 18 de março de 2012.
Fonte: ZéDudu