DESTAQUE Turismo

Ex-prefeito de Santarém agradece Simão Jatene pelas obras do novo Terminal Hidroviário da cidade

Reprodução

Na última quarta-feira 20 foi inaugurado o novo Terminal de Passageiros e Cargas de Santarém ‘Joaquim da Costa Pereira’, que tem a capacidadede para atender mais de 3 mil passageiros diariamente. Cerca de 310 mil pessoas serão beneficiadas na Região do Baixo Amazonas com a inauguração. Nesta sexta-feira 22, o ex-prefeito da cidade santarena, Alexandre Von, postou um texto no Facebook revelando o início do processo de construção do equipamento público, que começou no governo do ex-governador Simão Jatene.

Na postagem intitulada ‘Um pouco da história do novo terminal hidroviário de Santarém’, Von afirma que no início de sua gestão municipal, em 2013, foi procurado por técnicos da Companhia de Portos e Hidrovias do Estado Pará (CPH), comandada à época pelo engenheiro Haroldo Bezerra. Os técnicos informaram do interesse do governo estadual em construir um terminal hidroviário de passageiros e cargas na cidade, em parceria com o município. Atualmente, o CPH tem a frente Abraão Benassuly.

Em sua postagem, Alexandre Von menciona as audiências públicas realizadas, os entendimentos com a Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial no trabalho realizado conjuntamente entre equipes da prefeitura e do governo estadual.

Já nos anos de 2017 e 2018, na condição de presidente da CPH, Von informou que conduziu o processo licitatório, assinou o contrato com o Consórcio Tapajós, empresa responsável pela construção da obra, orçada em R$ 59,8 milhões. Alexandre Von expediu a ordem de serviço para o início da obra, que chegou a avançar em 40% na gestão Simão Jatene.

Agradecimentos – “Quero aqui fazer dois agradecimentos em especial. O primeiro ao ex-governador Simão Jatene, por autorizar a construção de 7 novos terminais hidroviários em nossa Região (além de Santarém, Santana do Tapará, Curuá, Almeirim, Prainha, Faro e Terra Santa) e garantir os recursos através de financiamentos com a CAXA. O segundo, ao atual governador Helder Barbalho (MDB), por ter dado continuidade em todas essas obras, permitindo sua conclusão em benefício de nossa população”, diz o post do ex-prefeito.

O investimento feito na obra foi da ordem de R$ 74 milhões, valor que possibilitará atracação de grandes embarcações, a exemplo de cruzeiros, o que deve colaborar ainda com o turismo. O Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira será a opção para quem pretende fazer viagens para os Estados do Amazonas e do Amapá.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também