F4C6A982-40DF-468B-8702-DFBB3E5AF8D2

UPA 24 horas de Santarém fica exclusiva para COVID-19

Compartilhe:

A partir deste sábado, 16 de janeiro, ao meio dia, a Unidade de Pronto Atendimento 24h de Santarém irá receber apenas pessoas com sintomas ou confirmados da doença.

 A medida foi adotada após o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, assim como a alta na taxa de internações hospitalares na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém. A direção da Unidade em conjunto com a prefeitura municipal de Santarém através da secretária de Saúde, Marcela Tolentino, definiram, ontem, 15 de janeiro, a mudança no fluxo dos acolhimentos. O objetivo é disponibilizar mais leitos para internação. Quem não estiver recebendo tratamento para o novo Coronavírus será redirecionar para o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo.

 A Unidade se mantém atendendo casos leves, que não tem critério de internação. No entanto a prioridade é para pacientes com quadros moderados. “Foram disponibilizados neste primeiro momento mais 18 leitos, somando um total de 53 leitos. Desses, 46 são destinados à retaguarda clínicas e 7 são de suporte ventilatório para estabilização. Hoje tem 33 pacientes internados”, informou a secretária.

 A diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, explica que o novo fluxo foi pensado para manter o atendimento de saúde para todos com total segurança. Ela afirma que mais dois médicos estarão nos consultórios da recepção, aumentando assim a retaguarda do atendimento de urgência e emergência. “Toda equipe já está alinhada para receber as demandas não COVID que antes iriam pra UPA. É importante ressaltar que nesse momento nós orientamos a população a procurar o Hospital se o caso for de urgência e emergência. Teremos 4 médicos na porta, além do médico da estabilização e os especialistas”, explicou.

Fonte: Estadonet