A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda (13) a campanha de vacinação contra a gripe em Belém. Nesta primeira etapa, a vacina estará disponível apenas para idosos (pessoas com mais de 60 anos) e trabalhadores da área da saúde. A ação será administrada em todas as unidades municipais de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nesta campanha, a meta do município é imunizar mais de 400 mil pessoas.
Neste ano, a vacina imunizará contra os vírus Influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B Victoria, que foram os tipos de vírus mais circulantes no ano passado em todo o mundo, e será um importante aliado no diagnóstico do novo Coronavírus (Covid-19), uma vez que as pessoas vacinadas ficam protegidas de outros vírus da gripe. “A campanha vai iniciar com os grupos mais vulneráveis, sobretudo, os idosos, e foi antecipada como estratégia do Ministério da Saúde para agilizar o diagnóstico do novo Coronavírus”, explica Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma.
A campanha terá uma programação diferenciada, com a inclusão gradativa dos grupos prioritários, seguindo esta ordem: a partir de 23 de março para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde; a partir de 16 de abril para doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; a partir de 9 de maio para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência. No dia 9 de maio será realizado o Dia D, com vacinação para todos os grupos prioritários.
Por causa do novo Coronavírus, a Sesma adotará esquema de vacinação diferenciado, priorizando os abrigos, vacinação em domicílio para idosos acamados e com dificuldade de locomoção, ampliação dos postos para estabelecimentos parceiros, salas específicas para idosos, aumento da distância entre pessoas nas filas e, vacinação fluvial para a população ribeirinha. “É importante que, dentro da vigência da campanha, as pessoas que compõem os grupos prioritários só se dirijam aos serviços de saúde se estiverem em boas condições de saúde, sem sintomas gripais”, alerta a coordenadora da Sesma.
Sarampo – Também na segunda-feira, 23, a Sesma inicia mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que, desta vez, estará voltada para pessoas de 20 a 49 anos, independentemente da situação vacinal. A meta nesta campanha é de imunizar quase 700 mil pessoas.
“Com esta campanha, o Ministério da Saúde visa a quebra da cadeia de transmissão do vírus do sarampo, cuja incidência de casos tem aumentado significativamente. Nós sempre lembramos à população que a vacina é gratuita e é a única forma de prevenção para esta doença, que pode deixar sequelas graves e, até levar a óbito”, frisa Nazaré Athayde.
A vacinação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as salas de vacina da capital.
Fonte: Paula Barbosa / Agência Belém