2E2B0D06-7969-42FC-9F1A-EB0C7D2F193D

São Félix do Xingu: Produtores rurais recuperam estrada vicinal por conta própria e no Distrito Sudoeste a comunidade faz tapa-buracos.

Compartilhe:

Os produtores rurais e moradores do distrito de Teilândia, em São Félix do Xingu, sul do Pará, decidiram fazer, por conta própria, a recuperação da estrada vicinal que liga os distritos de Teilândia e Ladeira Vermelha. Nos serviços foram utilizados caminhões, tratores agrícolas e muito cascalho. A decisão da comunidade partiu do princípio que essa via é a principal de acesso para as cidades de São Félix e Tucumã, mas que estava abandonada pela prefeitura do município.

O município é constituído por seis distritos: Taboca, Nereu, Lindoeste, Sudoeste, Ladeira Vermelha e Teilândia, e possui uma população acima de 124 mil habitantes.

Conforme os produtores a situação é crítica, pois devido a má conservação, a buraqueira tomou conta, dificultando a trafegabilidade, e principalmente, a escoação da produção agrícola e bovina. Esse fato obrigou os produtores a tomar a iniciativa, e com seus próprios tratores, funcionários e combustível, fazerem a recuperação da estrada.

“Não podemos esperar mais pela prefeitura que não está nem aí para nós o povo do campo, já passamos dias com caminhões e carros atolados, trafegando só de moto sem poder tirar nossas produções. Estamos cansados desse abandono,” afirmou um dos agricultores revoltados com o abandono e descaso por parte do poder público. 

a372788f352a87dd76d0b7bbfa58e4115cfa3cf8.jpg

“Estávamos no abandono e com tantas promessas não cumpridas, além de prejuízo causado pela dificuldade na escoação da nossa produção, dentre outros fatores negativos. Por isso decidimos não mais esperar pela prefeitura”, desabafou outro produtor na condição de anonimato, por temer represália do poder público.

No Distrito Sudoeste moradores também cansaram de esperar pelo apoio do poder publico e decidiram fazer a limpeza do cemitério e a recuperação da principal via da comunidade.

Fonte: jornal manancial