O projeto chamado “Um por Um”, iniciado pelos estudantes de direito e administração, Aleffe Gama e Matheus Tavares, está levando kits básicos de higiene e alimentos essenciais aos moradores de alguns bairros de Belém. Na tarde dessa quinta-feira, véspera do feriado prolongado, a equipe fez a entrega de 15 kits, totalizando mais de 50 desde o início das ações.
Visando ajudar os trabalhadores autônomos paraenses que, segundo dados do IBGE, somam mais da metade (62,4%) dentro dos empregos informais e ficaram comprometidos pela falta de trabalho no período de isolamento social em decorrência do novo coronavírus, os amigos decidiram montar uma campanha de arrecadação, com doações a partir de R$1.
Aleffe Costa, um dos autores do projeto, conta que a iniciativa surgiu com a preocupação conjunta dele e do amigo, Matheus Tavares, nessas pessoas que não estão podendo trabalhar, principalmente idosos e mães solteiras. “Decidimos chamar mais amigos e dar um nome, o Um por Um, que remete a ideia de cada um ser por cada um, de se doar, e também de que qualquer pessoa pode doar a partir de 1 real”, explicou.
Os kits entregues são compostos por 17 produtos, entre alimentos e itens de limpeza e moradores de bairros como Cremação, Coqueiro, Curuçamba, Águas Brancas, Marambaia, Sacramenta e Barreiro já os receberam. Já foram mais de 135 pessoas alcançadas pela Região Metropolitana de Belém.
Em postagem no Instagram do projeto, é possível encontrar a relação de compras feitas. “Ressaltamos o nosso esforço em economizar ao máximo e sermos os mais transparentes possíveis, para continuarmos esta campanha e atender ainda mais famílias”.
Por: André Maia.