87FD3E77-A9C1-4444-A49A-BC2D11CFEC8D

Prefeitura prepara novo espaço de acolhimento para refugiados e migrantes venezuelanos

Compartilhe:

Diante da pandemia da Covid-19 e seguindo o Plano Municipal de Atendimento ao Migrante e Refugiado do Município de Belém, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXII (Funpapa), está preparando um novo Espaço de Acolhimento Institucional, localizado na rodovia do Tapanã, que tem o objetivo de fazer a realocação voluntária dos indígenas, que atualmente estão divididos em abrigos públicos e casas alugadas na cidade. O espaço tem capacidade para atender 500 pessoas, e foi vistoriado na manhã desta quarta-feira, 15, pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

“Estamos aqui no Tapanã, dentro de um dos três galpões que estão sendo preparados pela Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo Federal, para acolher os indígenas venezuelanos. Os galpões estão sendo construídos, mantidos e organizados pela Semec e Funpapa. Temos também os banheiros, que estão em fase conclusiva de construção, áreas de fogão, áreas de lazer. É uma grande estrutura, digna, e que certamente, com as parcerias institucionais, nós haveremos de fazer o melhor possível na acolhida dos venezuelanos de Belém”, destacou Zenaldo Coutinho.  


“Além de potencializar a capacidade de atendimento a essa população, a partir de um espaço melhor estruturado, a Prefeitura de Belém quer assegura os serviços socioassistenciais, de saúde e educação em um único lugar, possibilitando com isso, que os usuários tenham melhor acesso às políticas públicas”, enfatizou Adriana Azevedo.

Para a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Socorro Aquino, o novo espaço irá receber, em média, dez profissionais da educação para desenvolver atividades pedagógicas com as crianças. “Neste espaço, vamos atender Educação Infantil e Fundamental com crianças de 0 a 10 anos de idade. Esses alunos serão preparados e, a partir da preparação e avaliação pedagógica, eles podem ser encaminhados para a escola que fica localizada próxima ao galpão”, declarou.

 

Fonte: Agência Belém