848FEAF5-7096-457A-A622-B280F3A48428

Prefeitura de Belém entrega Palacete Bolonha completamente restaurado

Compartilhe:

O Palacete Bolonha, uma jóia histórica do patrimônio arquitetônico da capital, foi entregue completamente restaurado na noite desta segunda-feira, 28, pela Prefeitura de Belém. O prédio, localizado na avenida Governador José Malcher, passou por obras na parte interna e externa e será, a partir de agora, uma Casa Museu.

A cerimônia foi marcada pela emoção desde a entrada do prédio, onde atores caracterizados de Francisco Bolonha e Alice Tem-Brink, moradores do antigo imóvel, recebiam os convidados, que conheceram cada detalhe do Palacete restaurado, desde o novo telhado, paredes, pisos, janelas e portas, além das salas climatizadas e modernizadas com sistema de som, sempre preservando o ecletismo, que reúne estilos como o neoclássico, o art noveau, barroco e o rococó.

Foto: Comus

“Não foi uma simples reforma, mas sim uma restauração detalhada, devolvendo para a cidade aquilo, que há mais de cem anos, foi uma declaração de amor, ratificando o amor por Belém”, destacou Zenaldo Coutinho.

A obra durou nove meses e custou, aproximadamente R$ 5 milhões, contemplando todos os cinco pavimentos do Palacete, que funcionavam da seguinte forma quando era habitado: térreo, salão, área social, banheiros e quartos, além da fachada que mede quase 20 metros de altura.

O local será, a partir de agora, uma Casa Museu aberta para visitação, por meio de agendamento, além de sediar o Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel.

O Palacete Bolonha funcionará das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, por meio de agendamento presencial, na recepção do Palacete, localizado na avenida Governador José Malcher, esquina com a travessa Doutor Moraes. A visitação será liberada para até 10 pessoas por vez.

fonte: agência Belém