4D782EDB-65B1-4727-AA5A-96716BFA2A4D

Por decreto, Pará estende ‘lockdown’ a Marabá, Parauapebas e Canaã

Compartilhe:

O Estado do Pará, que já tinha Belém e outros nove municípios na situação de suspensão total de atividades não essenciais (lockdown), acaba de incluir mais sete nessa medida, entre eles: Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, diante do disparo dos números relacionados ao novo coronavírus (covid-19). A medida está publicada na edição do Diário Oficial do Estado de sábado (16), como Decreto nº 729, assinado pelo governador Helder Barbalho.

Além dos três já citados, que são aqui do sudeste do Pará, entram na medida os municípios de Santarém, Cametá, Abaetetuba e Capanema. Aqui no Estado, as decisões nesse sentido têm sido regionalizadas, de forma a decretar essa medida extrema em municípios que têm índices considerados alarmantes.

Para Marabá, Parauapebas e Canaã, a medida vai durar, inicialmente, por um tempo curto. Começará a valer na terça-feira, dia 19 e vai até o dia 24, quando o decreto perde efeito em todos 17 municípios.

Na prática, durante o lockdown, ficam vetadas as viagens interestaduais para entrar ou sair destes municípios. No cotidiano da cidade, a circulação de pessoas nas ruas também é totalmente vetada, a não ser para as que trabalham em setores da lista de essenciais e que consigam comprovar que estão se deslocando para ou retornando do trabalho. A fiscalização é feita pela Polícia Militar.

COMÉRCIO

O comércio em geral de Marabá deve ficar na mesma, no período, uma vez que já vinha fechado desde 22 de abril, por ordem da Justiça do Trabalho. Um Mandado de Segurança emitido no último dia 15 de maio pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, devolveu à Prefeitura Municipal o poder para reabrir o comércio, caso considerasse seguro, mas com o lockdown, tudo deve permanecer como está, apenas com serviços essenciais em funcionamento.

 

Fonte: Correio Carajás