Com os números de casos crescendo todos os dias no Pará, o isolamento social se mostra a cada dia como a medida mais eficaz para lutar contra o novo coronavírus, sendo a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas, mesmo sabendo da recomendação, é possível encontrar nas redes sociais grupos aglomerados em festas, barzinhos, reuniões com os amigos e familiares. Por isso, perfis para expor quem tem quebrado a quarentena tem se tornado virais nas redes sociais.
No Instagram, um perfil nacional já possui cerca de 72,2mil seguidores e tem exposto anônimos e artistas, como a atriz Flávia Pavanelli, que contraiu a Covid-19 e destinou a culpa aos entregadores de delivery, mesmo após aglomerações em sua casa.
Em Belém, não podia ser diferente, já que apenas 58,2% da população tem seguido a quarentena.
O perfil “vacilocovidbelem”, já possui mais de 8 mil seguidores. Em sua descrição, afirmam que o perfil é exclusivamente para denúncias de pessoas que podem estar furando a quarentena ou descumprindo o decreto estadual nº 609, sancionado pelo Governador do Pará, Helder Barbalho, que suspende qualquer tipo de aglomeração.
“Nosso intuito ao postar, é evitar que situações como essa ocorram novamente, principalmente por que a maioria das denúncias que estamos recebendo ocorrem em dias de live, que estão sendo produzidas para cada um assistir da sua casa”, explica os administradores do perfil em postagem, que também estão direcionando as denúncias aos órgãos responsáveis.
Nas publicações, é possível ver a aprovação dos usuários diante dos perfis. “Tem que denunciar mesmo, vocês estão prestando um ótimo serviço. Denúncias devem ser feitas sim”, afirma um seguidor.
Por André Mais