O governo do Pará publicará nesta terça-feira, 5, um decreto de lockdown, ou seja, conjunto de medidas para intensificar o isolamento social no estado e limitar a circulação de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus. As medidas vão incluir dez cidades, a maioria delas na região metropolitana da capital paraense, Belém, a partir da quinta-feira, 7, e durarão, a princípio, uma semana. Depois, podem ser revistas.
Inicialmente, segundo o governador, as novas providências serão monitoradas em caráter “educativo”, sem punições àqueles que desrespeitarem o decreto, o que mudará a partir do domingo, 10.
O critério para determinar quais cidades serão atingidas pelo decreto será o das que apresentam números de casos confirmados de novo coronavírus 50% superiores à média estadual. O Pará tem 4.472 infectados pela Covid-19 e 369 mortes – na capital, há 2.274 casos confirmados e 198 mortos. Fora da região metropolitana de Belém, os municípios de Vigia de Nazaré (41 casos), Santo Antônio do Tauá (68 casos) e Breves (94 casos), este na Ilha do Marajó, estão enquadrados nos parâmetros e serão afetados pelo decreto.
Dos 259 leitos de UTI adulto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, 88% estão ocupados.
Os limites das cidades da região metropolitana serão fechados, à exceção do abastecimento e trânsito de profissionais das áreas essenciais.
Nas cidades sob o decreto, será permitida somente a circulação de pessoas que estejam se dirigindo a algum dos serviços essenciais previstos pela medida, com a limitação de apenas uma pessoa por veículo.
Fonte: Veja