1597320487

Operação da PF em RR contra fraudes na compra de materiais de combate à Covid-19 mira deputado e ex-secretário de Saúde

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) uma operação em Roraima para investigar suspeitos de integrarem uma organização criminosa que teria se formado para fraudar licitações de produtos e serviços para o enfrentamento da Covid-19.

A operação, chamada Vírion, policiais cumprem 36 mandados de busca e apreensão em oito estados (AM, BA, GO, MG, RS, PA, RR, SC) e no Distrito Federal. Entre os alvos, estão o deputado estadual Jeferson Alves (PTB) e o ex-secretário de Saúde Francisco Monteiro Neto. A reportagem entrou em contato com a assessoria dos dois, mas não havia obtido resposta até por volta de 9h.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Outra operação da PF nesta quinta investiga, no Piaui, desvio de recursos da União para o combate à pandemia.

A investigação apontou que o ex-secretário de Saúde de Roraima, enquanto estava no cargo, teria se articulado com o deputado estadual e direcionado contratações para empresas integrantes do esquema, inclusive feito o rateio de percentuais de quanto seria direcionado para cada empresa.

No esquema, o parlamentar pedia a servidores que dessem andamento aos processos e pagamentos de seu interesse, “inclusive cobrando pagamentos antecipados destinados às empresas do esquema.” Um ex-deputado estadual também é investigado por atuar na organização, conforme a PF.

Os trâmites do esquema, ainda segundo a PF, ficavam concentrados em único setor da Secretaria de Saúde, sem qualquer transparência ou publicações.

Pela manhã policiais federais que atuam na operação estiveram na sede Assembleia Legislativa de Roraima, na casa do deputado Jeferson Alves e na sede da Sesau.

Fonte: G1