Canal São Joaquim - reprodução

ONU confirma Belém como cidade sede da COP 30; Obras são anunciadas

Compartilhe:

Belém foi anunciada pelo governo federal, nesta sexta-feira 26, como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). O encontro está marcado para 2025.

A candidatura da cidade das mangueiras foi oficializada em janeiro.

A COP25 foi realizada em Madrid, na Espanha. Já a COP28, será realizada em Dubai.


BELÉM RECEBERÁ OBRAS

Para suportar um evento dessa magnitude, Belém, que vive hoje uma situação delicada de descaso e abandono, precisará receber muitas obras.

Algumas das obras anunciadas são: o novo Complexo do Ver-o- Peso, que segundo divulgado, deverá manter todos os espaços arquitetônicos do complexo, desde a feira, Mercado de Peixe, Mercado de Carne e a feira do Açaí.

Revitalização do Parque do Igarapé de São Joaquim, que pretende transformá-lo em um Parque Ecologico. Porém, a prefeitura alega que até o evento apenas a primeira etapa será concluída.

Outra obra será a duplicação da Bernardo Sayão. Segundo informações o projeto já está em processo de licitação pelo convênio do BID com a Prefeitura; os outros dois trechos serão financiados pelo Governo Federal.

A última obra anunciada até agora é o Mercado de São Brás, que no governo anterior ocorreu a Concessão de espaço público, para gestão da iniciativa privada por 20 anos. Porém, a nova gestão anulou a concessão e licitou com recursos públicos.