PARÁ · BRASILsexta-feira, 9 de outubroAcesso à redação
O Jornal dos Paraenses.
Brasil · Brasil

OCDE: 9% dos professores no Brasil não têm qualificação completa

Trecho da reportagem da Agência Brasil. Publicação original: 29/09/2026. Leia a reportagem completa no link da fonte.
Atividade de formação de professores do NeuroMat. Foto de arquivo ilustrativa.
Simone Harnik / Wikimedia Commons · CC BY-SA 4.0. Atividade de formação de professores do NeuroMat. Foto de arquivo ilustrativa. Imagem redimensionada; recorte na miniatura. · Origem da imagem · Licença de uso

Nove por cento dos professores da educação básica pública no Brasil não tinham qualificação completa entre 2024 e 2025, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira (29). O percentual é próximo à média dos países da organização, de 9,1%. O indicador considera professores sem diploma, sem certificação ou sem formação pedagógica.

O Panorama da Educação 2026 (Education at a Glance) aponta que a contratação de professores sem as qualificações consideradas padrão ocorre frequentemente em razão da escassez de profissionais. A publicação deste ano analisa as causas da falta de docentes e seus impactos nos sistemas educacionais.

No Brasil, a falta de professores é mais acentuada em determinadas regiões e disciplinas. Segundo a OCDE, as dificuldades de recrutamento costumam ser maiores em áreas remotas ou mais vulneráveis e se concentram especialmente em matemática e ciências naturais.

Fonte: Agência Brasil

Leia também