Reprodução

MP investiga passeio de ônibus da prefeitura de Canaã dos Carajás, que custou R$300 mil

Compartilhe:

Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Pará (MPPA) está levantando suspeitas de improbidade administrativa envolvendo agentes políticos em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.

O MPPA alega que houve dano ao patrimônio público e violação dos princípios da administração devido a atos de promoção pessoal e enaltecimento de um agente político. Os investigados incluem a prefeita atual, Josemira Gadelha (MDB), bem como o secretário de Educação e o secretário de Governo.

A ação se baseia em um evento que ocorreu no dia 2 de outubro, intitulado “um tour pelas obras do Município”. Durante o evento, a prefeita promoveu um passeio de ônibus com autoridades, lideranças políticas e a população por 80 obras em execução e concluídas, tanto na zona urbana quanto na rural. A ampla divulgação nas redes sociais oficiais da Prefeitura e de apoiadores levantou preocupações sobre a promoção pessoal do agente político.

Além disso, foram fornecidos kits de lanches e refeições aos participantes, incluindo itens da merenda escolar, que, segundo o MP, indicam um desvio de finalidade. A ação ajuizada pelo órgão busca a aplicação de multa e a devolução dos valores gastos durante o evento, estimados em R$ 310,3 mil.

O passeio fazia parte das celebrações de aniversário da cidade, que comemorava seus 29 anos de emancipação. Cerca de 250 pessoas, incluindo líderes comunitários, empreendedores e autoridades, participaram do passeio.