Deputado paraense pode assumir Ministério do Turismo nesta terça-feira, 13, dizem fontes ligadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para entregar votos para o governo na Câmara, o União tem pedido a substituição de Daniela Carneiro, pelo deputado Celso Sabino. Segundo um parlamentar influente do União Brasil, a troca vai melhorar a relação do governo com a bancada na Câmara, mas seria “ilusão” o governo acreditar que pode contar incondicionalmente com os 47 votos dos deputados do partido.
Ex-tucano e evangélico, Sabino é citado como um nome capaz de acomodar os interesses do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na Esplanada dos Ministérios.
Sabino tem o apoio de Lira e dos caciques do Centrão para assumir o cargo. O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, defendeu recentemente a troca da ministra para “garantir apoios no Congresso”.
CRÍTICO DE LULA
Sabino tem um histórico de críticas a Lula. Em 2016, quando o atual presidente foi indicado ministro da Casa Civil no governo Dilma, o parlamentar foi às redes sociais condenar a indicação. “A chefa do Executivo nacional aceitou a manobra do seu partido para garantir o foro privilegiado ao homem que poderia ser preso por crimes como lavagem de dinheiro para não citar outros. Assim caminha a atual conjuntura política brasileira”, escreveu em publicação no Facebook. Porém, segundo o ESTADÃO, ao ser questionado pelo assunto o deputado apagou a postagem.
Informações: Estadão