O ex-governador Simão Jatene(PSDB) reapareceu em suas redes sociais, através de um vídeo, onde fala sobre o COVID-19 no Pará, crítica a ALEPA e o governo, e também fala sobre a possível candidatura em 2022.
Jatene faz reflexão sobre o número de mortos no Estado do Pará, e diz que 15 mil mortos é muito, mesmo comparado aos 8 milhões de habitantes, pois existem famílias que perderam várias pessoas.
O ex-governador lembra ainda os debates que teve enquanto gestor do Pará, sobre a construção dos hospitais regionais e de como ouviu o argumento de que eles se tornariam “elefantes brancos” e de que era melhor investir em asfalto.
Ele também lembrou os cursos de medicina que nasceram em Marabá e Santarém, bem como a decisão de contratar as organizações sociais. “O importante é que os hospitais foram implantados, milhares de leitos foram criados, salvando vidas”, enfatiza Jatene.
No vídeo, Simão Jatene faz uma comparação entre o Pará e o Maranhão, por ter um perfil populacional semelhante. Na comparação relata: “reparei que no Maranhão, enquanto a relação de mortes por 100mil habitantes é de 120, no Pará apesar de toda propaganda do governo do Estado o número alcançava 180 ou seja é bem maior”. Ele questiona do porque o número de mortes serem tão altos, frisando que as receitas do Estado tem crescido e que o governo federal tem transferido um grande volume de recursos.
Não faltaram críticas a ALEPA, dizendo que “poucas vezes se viu uma Assembleia Legislativa, com raras exceções, tão silenciosa, complacente e até Vergonhosamente superveniente”.
O político diz ainda que “quem constrói e transforma a sociedade é a própria sociedade e suas escolhas, não existe salvador da pátria, existe sim uma força coletiva, uma força que já mostrou ser invencível quando ela é mobilizada, ela vence o dinheiro, o oportunismo e a falta de escrúpulos e de caráter, resta então as pessoas de bem se mobilizarem e articularem para despertar essa força coletiva que é imbatível”.
Sobre a sua provável candidatura em 2022, Jatene finaliza o vídeo dizendo “vou estar sempre disponível, não interessa minha condição eleitoral a qual francamente não me preocupa, mas parece estar tirando o sono de certos amigos, serviçais do atual governo e adversários”, diz Jatene.
O vídeo do ex-governador viralizou em diversos grupos em uma rede social. Veja o vídeo