Reprodução

IPHAN embarga obra da Prefeitura de Belém para COP30

Compartilhe:

As obras do Boulevard da Gastronomia, em Belém, foram embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O projeto é da prefeitura municipal em parceria com empresários da área da Boulevard Castilhos França, com execução da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).

O Boulevard da Gastronomia é considerado uma das oito obras prioritárias para a realização da Conferência do Clima (COP 30) em 2025 na capital paraense. O projeto, assinado pelo arquiteto Raul Ventura, inclui áreas de convivência, ciclofaixa, recuperação das praças e dos casarões e quiosques.

A previsão é de que a obra, iniciada em outubro de 2022, seja finalizada em outubro deste ano. O empreendimento deve custar R$ 5 milhões aos cofres públicos.

O motivo do embargo do Iphan seria a ausência de estudos arqueológicos em uma área que é protegida por tombamento. Porém, a Seurb, por meio de nota enviada pela sua assessoria de comunicação a esta redação, esclareceu que já tomou todas as medidas administrativas cabíveis quanto aos procedimentos de liberação da obra junto ao Instituto e que já na tarde desta terça-feira, 13, a obra será retomada.