O distanciamento social, medida que o mundo foi obrigado a manter para conter a pandemia causada pelo novo Coronavírus, obriga pessoas a ficarem distantes de quem amam, e, pensando em fazer familiares se sentirem mais próximos daqueles que estão internados por conta da doença, a equipe de profissionais do Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti (HPSM da 14) promoveu na manhã deste domingo, 3, um encontro virtual por meio de chamadas de vídeo.
A mediação foi da assistente social Vanessa Pimentel, que recentemente teve alta hospitalar após contrair a Covid-19, e está de volta ao trabalho. Com um celular disponibilizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), as pessoas que chegavam ao PSM da 14, para receber informações sobre o quadro de saúde dos parentes internados se surpreendiam ao saber que poderiam ouvir a voz e ver o rosto os familiares.
Vídeo Chamada – Sérgio Augusto Cardoso foi um dos primeiros a usar a vídeo chamada. Ele conversou com a mãe, Georgete do Socorro Melo, que deu entrada com síndrome respiratória e precisando de respirador. Sérgio conta que ficou emocionado e, notou a recuperação da mãe. “Saber da melhora no quadro dela, por ela, e não pela assistente social, me tranquilizou muito, porque eu pude ver que ela realmente está melhor”.
Sérgio afirma ainda, que depois desse contato, ficou mais confiante. “Ela já está estável, conversou bem comigo. Deu uma mega notícia, de que já consegue ficar algumas horas sem oxigênio e não sente mais tanto cansaço como sentia. Essa medida que os profissionais da saúde tomaram é ótima, passa confiança para ela também. Muito obrigado, o trabalho de vocês é muito importante”, agradeceu.
Os profissionais que atuaram na organização da ação se emocionaram. A assistente social do PSM da 14, Nathalia Prazeres, que também mediou esse encontro virtual, disse que foi um momento ímpar. “É muito triste acompanhar o sofrimento e as incertezas de pacientes e familiares durante a vídeo chamada, mas é uma injeção de ânimo também. É possível perceber que mesmo diante do temor, eles continuam com fé, com esperança, continuam buscando forças para enfrentar o inesperado e apoiar quem está aqui isolado e doente”, disse Nathalia.
Fonte: Agência Belém.