ADA7C26F-F3FD-4B77-AFA9-C9F1C3063411

Dois mortos e sete feridos em tentativa de rebelião na penitenciária de Americano

Compartilhe:

Uma tentativa de rebelião no complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel do Pará, na tarde desta quarta-feira (26), resultou nas mortes de dois detentos e sete feridos, dos quais, dois são agentes penitenciários.

A informação foi confirmada pela A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e pelos familiares dos detentos, que entraram na cadeia e saíram com um documento que informava os nomes dos dois mortos e dos sete feridos.

De acordo com a Seap, durante uma tentativa de rebelião, os custodiados Diogo Cunha da Silva e Thiago Bizarrias de Andrade, morreram. Os feridos são Rosivan da Silva, Antônio Duarte Lima, Igor Rodrigues, José Júnior Lima e Marcos Mota da Silva.

Segundo informações da Seap, o tumulto foi rapidamente controlado pelos agentes penitenciários e por agentes do Comando de Operações Penitenciárias (Cope).

“Todos os feridos foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Santa Izabel, onde são atendidos e não correm risco de morte. Os agentes prisionais feridos também estão sendo diretamente acompanhados pela Coordenadoria de Assistência e Valorização do Serviço (CAVS) da Seap”, informou a Seap em nota.

Ainda segundo a Seap, a unidade mantém sob custódia 200 pessoas com maior relevância na atuação de facções criminosas no estado. Durante a tentativa de rebelião, as pessoas que estavam dentro do presídio, mas não são custodiadas, foram retirados do local. Diante do ocorrido, as atividades ou movimentações externas estão temporariamente suspensas nas 49 unidades prisionais no estado, exceto serviço de fornecimento de alimentação.

Fonte: Ver-o-Fato