Foto: Salim Wariss - Ascom GNSN
Barca com Remos_Salim Wariss

Diretoria do Círio inicia reparos nos carros de promessas e berlindas

Compartilhe:

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) já iniciou a manutenção dos 14 carros de promessas que participam da procissão do domingo e do traslado dos carros para o galpão da CDP, das quatro berlindas das outras 10 romarias e do carro berlinda das procissões das crianças e da festa, realizadas ao longo da quadra nazarena. Os carros vão ter as estruturas reparadas, receber retoques na pintura, além de uma revisão geral. O serviço deve ser concluído em até 30 dias e é importante devido a quantidade de ex-votos (objetos de cera) que recebem durante as procissões.

As berlindas, com exceção da berlinda da Trasladação e do Círio, também vão sofrer reparos. “A Berlinda do Círio, que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, tem uma manutenção específica, portanto, apenas em agosto vamos fazer esses reparos, que consistem em limpeza e avaliação estrutural mais detalhada”, ressalta Antônio Sousa, diretor de procissões da DFN.

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e Carro da Saúde, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.

Um pouco da história– O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré