O sossego das ruas da capital paraense está sendo desafiado por uma prática recorrente: motoqueiros fazendo barulho com descargas modificadas, desrespeitando leis e perturbando idosos, crianças e animais.
De acordo com o artigo 230, parágrafo VII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com alguma característica alterada, seja ela cor ou até mesmo o escapamento, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$195,23 e medida administrativa, ficando o veículo retido para regularização.
No entanto, um grupo de motoqueiros tem desconsiderado essas normas, optando por escapamentos modificados que geram níveis de barulho muito acima dos limites permitidos. Meses atrás a SEGUP fez uma operação para impedir o grupo de andar pelas ruas de Belém, depois que cenas viralizaram na Avenida Visconde de Souza Franco.
Sem fiscalização, após meses em silêncio, o grupo voltou a atormentar os moradores dos bairros Umarizal e Reduto neste domingo 17. Esse comportamento tem gerado indignação entre os moradores, que filmaram os infratores e enviaram para a redação do AgoraPará.