O desfile escolar realizado nesta quarta-feira, 6, em Santa Izabel do Pará, foi marcado pela apresentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Miguel. A escola escolheu prestar homenagem à educação e à cultura no distrito de Americano, com o tema “Uma história de resistência”.
Durante o desfile, os alunos de uma das alas vestiam uniformes que lembravam prisioneiros, com faixas listradas horizontalmente e a frase “Americano não tem grades, tem cultura!”, promovendo uma reflexão sobre a violência e o sistema carcerário, destacando a educação como meio de ressocialização. Em seguida, os estudantes trocaram os uniformes de presidiários e realizaram uma performance relacionada à farinha de tapioca.
Os professores enfatizaram que a comunidade possui recursos valiosos para contribuir e que desempenham um papel fundamental na educação para a cidadania dentro da escola. Uma professora, usando um microfone, ressaltou: “É preciso acreditar nos nossos jovens, acreditar na educação como projeto de vida, seguir com arte e cultura.”
A escola buscou desafiar estereótipos e preconceitos. Pois segundo um morador local “Americano não deve ser associado apenas ao complexo penitenciário, haja vista o distrito é conhecido por sua cultura e turismo ecológico, com destaque para a farinha de tapioca como um importante motor econômico.”, finalizou.
Fonte: Uruatapera