DA6EF952-1A48-4A5D-9696-EB819C61F1D9

Deputado cobra do governador que libere medicação para o Marajó

Compartilhe:

Em ofício enviado segunda-feita, 11, em regime de urgência ao governador do Pará, Helder Barbalho, o deputado estadual Hilton Aguiar (DEM) pede para que o gestor paraense autorize urgentemente a liberação de medicamentos de uso ambulatorial para o tratamento do Covid-19 aos pacientes da ilha do Marajó.

Venho solicitar sua atenção no sentido de autorizar que sejam destinados os medicamentos de uso ambulatorial para tratamento do Covid-19 para a Ilha do Marajó, dentre eles por exemplo a Hidroxicloroquina e Azitromicina”, diz o texto do Ofício protocolado pelo parlamentar.

No documento, Hilton Aguiar afirma que, para o município de Salvaterra, porta de entrada para o Marajó Oriental,  “até o momento houve apenas uma promessa do envio de 90 comprimidos, o que não atenderá nem metade dos 30 moradores já confirmados com a Covid-19 naquela cidade”.

FARMÁCIAS
Na solicitação feita ao governador o parlamentar diz ainda que “quem está doente hoje não consegue nem ao menos comprar nas farmácias, pois está em falta. Hoje, quem está doente na Ilha, precisa recorrer a algum parente que mora em Belém para que consiga os medicamentos”.

De acordo com o boletim epidemiológico dos municípios, em 11 de maio o Marajó contava com 508 casos confirmados de Covid-19 e 66 mortes. Os hospitais e unidades de saúde da região não têm leitos exclusivos para o atendimento aos infectados pelo coronavírus.

De acordo com o deputado, o Marajó está “necessitando urgentemente desse amparo efetivo do Estado, antes que ocorram mais perdas de vidas, ou que o povo do Marajó tenha que se deslocar em massa a Belém para tratamento, o que vai sobrecarregar mais ainda o sistema de saúde da Capital”.

 

Fonte: Extra do Pará