A empresa PepsiCo resolveu inovar e mexer pela primeira vez, desde 1970, no formato da clássica garrafa de refrigerante de dois litros. Na década de 1990, a embalagem chegou a ser aprimorada, mas por diversos fatores ela se manteve inalterada por anos. Depois de muitos testes, a marca de bebidas conseguiu inovar e se prepara para lançar uma garrafa mais curvilínea, que é mais fácil de segurar e equilibrar na mão. Além disso, o recipiente consume um pouco menos de plástico no seu processo de fabricação. O formato começa a ser lançado nos Estados Unidos.
Mauro Porcini, vice-presidente e diretor de design da PepsiCo, disse, em entrevista ao site Fast Company, que foi um enorme desafio redesenhar uma embalagem que será produzida em larga escala e que terá impacto “no mundo e nos negócios”. “É, provavelmente, um dos projetos mais difíceis que já enfrentei em minha carreira”, afirmou. A decisão da empresa de mudar a garrafa pensando no que seria melhor para o consumidor começou em meados de 2018 e só foi concluído agora.
O foco da empresa era melhorar a ergonomia do produto pensando em como o consumidor segura e despeja a bebida no copo. Até chegar ao modelo final, foram necessários diversos protótipos em 3D, pois muitas vezes os detalhes que eram criados desapareciam quando o líquido era colocado — isso porque é preciso pressão para manter o gás do refrigerante. Fora que a empresa não queria aumentar a espessura do plástico e, consequentemente, o consumo do material somente para ter um novo design.
O resultado final foi uma mistura do novo com o antigo. A garrafa ficou um pouco mais alta e mais fina. A parte de cima permanece igual, mas a parte de baixo foi afunilada para acomodar melhor a mão. Para manter a firmeza nessa parte, mas sem usar mais plástico, foram criados detalhes externos – que variam de acordo com o sabor do refrigerante. O rótulo foi colocado um pouco para mais cima, pois dessa forma o produto consegue ter mais destaque nas prateleiras do mercado.
Fonte: empresas & negócios