04B242C0-7543-4006-B3A3-316050C18BC8

Denúncia: profissionais do Barros Barreto flagram até rato em cozinha do hospital

Compartilhe:

Profissionais do Hospital Universitário João de Barros Barreto, localizado no Guamá, realizaram na manhã desta terça-feira, 12, uma manifestação contra a falta de equipamentos de proteção durante a crise do coronavírus e aproveitaram para denunciar as péssimas condições da cozinha do hospital.

As imagens são impressionantes. A cozinha do hospital, que oferece refeições diariamente para os profissionais, está com a situação extremamente insalubre, um ambiente extremamente quente e abafado, sem a mínima condição de funcionamento.

Bancadas, panelas, utensílios de cozinha depredados, lajotas quebradas, mofo, cheiro de esgoto, ralos abertos são alguns dos problemas denunciados pelos profissionais da saúde. O espaço está profundamente sucateado e se chegou a flagrar no ambiente a presença de pestes como baratas, ratos e moscas.

bichos.jpg

Toda esta situação acarreta em riscos de contaminação dos alimentos, desrespeitando o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC 216/04), aprovado pela ANVISA para o estabelecimento de normas para a melhoria do controle sanitário na área de alimentos visando a proteção à saúde da população.

No dia 01 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) esteve reunido com a Superintendência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e listaram algumas ações que estariam sendo tomadas pela gestão, principalmente em relação ao combate à pandemia, contudo, a entidade sindical verifica a necessidade de respostas e providências.

Fonte: RomaNews