3291B4C6-C10E-4B1B-93A5-C68906247D56

Crianças ribeirinhas colam ABC, na Ilha da Várzea, em Belém

Compartilhe:

Belém é ribeirinha, ou pelo menos é assim que ela deveria ser conhecida. A capital do Pará é formada por 42 ilhas, o que equivale a maior parte de todo o seu território. E foi em uma dessas ilhas que, no último dia 11, cinco alunos se formaram no jardim de infância, no anexo escolar Nossa Srª dos Navegantes, que fica localizado no rio Aurá.

Respeitando as regras de contenção ao Covid-19, a cerimônia foi pequena mas não faltou alegria ao retorno à escola depois de vários meses de ensino remoto, onde os professores iam de casa em casa deixando os materiais didáticos e atividades escolares.

Os alunos Jean, Maria Eduarda, Jorge, Pâmela e Paulo chegaram de canoa e foram recebidos pelo corpo técnico e docente da escola com fotos, músicas, diversão e comidas. Certamente esse é um dia que nunca vai ser esquecido por essas crianças ou por quem presenciou o evento.

Foto: Wenderson Mac Dovel


Questionada sobre as dificuldades na formação das crianças, Tamires Trindade – Coordenadora do Anexo Escolar, relatou que no início de sua gestão a equipe de docente tinha dificuldade com as tarefas de casa, mas com o tempo, através do diálogo com as famílias, os pais foram percebendo a importância do estudo dentro de casa. Em contrapartida, uma das maiores dificuldades está diretamente ligada a época da safra do açaí, onde os alunos mais velhos deixam de frequentar as aulas para ajudar na colheita do fruto.

Atualmente o espaço de ensino é responsável pela educação de mais de 90 crianças e conta com 10 funcionários pagos pela prefeitura municipal de Belém.