Foto: Prefeitura de Canaã dos Carajás

Canaã dos Carajás tem a população que mais cresceu no Brasil em 12 anos

Compartilhe:

Canaã dos Carajás foi o município que mais cresceu percentualmente, em termos populacionais, entre os anos de 2010 e 2022. É o que aponta o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28). Impulsionado pela mineração, o município que fica no sudeste paraense a mais de 700 Km da capital, passou de 26.716 habitantes, em 2010, para 77.079 em 2022, um crescimento populacional de 188,51%.

O número de domicílios também aumentou no mesmo período: passou de 10.352 para 28.605, um crescimento de 176,3%. Entre os moradores de Canaã, 50,7% são de outras cidades do Pará e 36,6% de outros estados brasileiros. A principal origem fora do Pará é o Maranhão. Apenas 12,61% da população nasceram no município.

História

Canaã dos Carajás surgiu a partir da criação de um assentamento agrícola no Pará. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do estado, foi implantado em 1982, pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (Getat), do Governo Federal.

O objetivo era atenuar os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio, no norte do estado do Tocantins. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área, que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional (Cedere).

Até 1985, mais de 800 famílias receberam o título definitivo de terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminaram e o Getat foi extinto. Só em outubro de 1994, por meio da Lei Estadual 5.860, o Cedere foi desmembrado de Parauapebas e se tornou município – o de Canaã dos Carajás.

A escolha do nome é resultado da grande quantidade de evangélicos que moravam na cidade. O nome “Canaã” tem origem histórica e corresponde ao atual Estado de Israel, no Oriente Médio. Segundo a Bíblia Sagrada, Canaã era neto de Noé, que repovoou a região após o “dilúvio”. Tempos depois, a terra foi prometida por Deus a Abraão e sua descendência.

Canaã é descrita nos livros de “Daniel” e “Êxodo” como “terra que emana leite e mel” e “Genesis” afirma, sobre os recursos minerais disponíveis na região como: “ouro”, “cobre” e “níquel”.

O último nome, “Carajás”, relaciona-se com o principal acidente geográfico e geológico do município (e da região sudeste do Pará), a Serra dos Carajás. A região é conhecida mundialmente pelas minas de ouro, ferro e manganês. Anteriormente à colonização, esse território era povoado pelos povos Karajá e Kaiapó.

Fonte: IBGE e Prefeitura de Canaã dos Carajás