A Igreja de Nazaré, conhecida mundialmente como referência pela devoção mariana na Amazônia, oferecerá no dia 19 de julho, dia do centenário do título basilical, uma programação especial com missas solenes, apresentação das insígnias papais e a II edição da ExpoBasílica.
ExpoBasílica:
O evento terá um dia inteiro com programações evangelizadoras e expositoras que têm como objetivo apresentar as comunidades, ministérios, serviços, pastorais, movimentos e projetos sociais da Basílica Santuário de Nazaré.
A missa de abertura acontecerá às 9h, na Basílica Santuário. Após, a programação continuará na Praça Santuário de Nazaré e contará com apresentações musicais e orações. O evento culminará com a missa das 18h.
Esse acontecimento expositor contará com uma organização em ordem cronológica na qual o participante conhecerá a história dessas forças vivas da Casa da Rainha da Amazônia. Para os pequenos, haverá o espaço kids com contação de histórias, brincadeiras e várias outras atividades infantis. Além disso, o evento contará com mais um ambiente, a área de alimentação.
Insígnias papais
As insígnias papais denominadas Tintinabulo e o Umbela serão apresentadas durante a missa das 18h, na qual Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém dará a benção sobre os objetos.
As duas insígnias tem suas origens diretamente ligadas ao Papa e procissões. A umbela tinha como função fornecer sombra ao Santo Padre e protegê-lo do sol. Já o tintinabulo era o anúncio aos fiéis de que o pontífice estava presente na procissão, o objeto sempre a frente da caminhada. Com o decorrer do tempo, os ambos se tornaram símbolos das basílicas, como uma representação da união das igrejas com o vaticano.
Padre Paulo de Tarso Maria Rodrigues, Barnabita, conta um pouco mais sobre a importância de ter essas representações no templo. “É concedido essas insígnias devido à relevância do nosso templo para a evangelização da região e do Brasil e também por suas ricas características culturais, artísticas e históricas”. Quando questionado se, na concessão do título havia na basílica as insígnias, o sacerdote responde: “não sabemos ao certo se no inicio da basílica tinha, mas estamos colocando agora para a partir desse momento, do ato de comemorar o centenário, para que a 100 anos estejam ainda as insígnias pontifícias”.
As insígnias ficarão permanentemente dispostas no presbitério da Basílica de Nazaré.
Confira a programação completa:
7h: Missa solene com entrada das fotografias dos brasões da umbela. (transmissão pelo Facebook, YouTube e TV Nazaré)
09h: Missa Solene com entrada da Imagem de Nossa Senhora e quadro dos Padres pioneiros. (transmissão pelo Facebook, YouTube e Rede Vida)
10h: Procissão da Imagem Peregrina da Basílica para o altar Central.
10h30 às 11h30: Animação musical.
12h: Santa Missa e apresentação do brasão oficial (transmissão pelo Facebook e YouTube).
12h: Oração do Angelus e Oração do Centenário (na Praça Santuário).
12h15: Oficio da Imaculada Conceição cantado. (na Praça Santuário).
13h às 14h: Animação Musical.
14h: Novena de Santo Antônio Maria Zaccaria. (na Praça Santuário).
15h: Terço da Misericórdia. (na Praça Santuário).
16h: Animação musical.
17h: Apresentação Teatral.
18h: Missa Solene e apresentação das insígnias papais (transmissão pelo Facebook, YouTube e TV Nazaré).
19h: Abraço Luminoso.
20h: Procissão da Imagem Peregrina de volta do Altar central para a Basílica Santuário de Nazaré.
Serviço: Basílica de Nazaré comemora 100 anos de titulo basilical
Data: 19/07/2023
Hora: 7h às 20h
Local: Basílica Santuário de Nazaré e Praça Santuário
Fonte: Ascom/BSN
Post Views: 30