64327F90-1035-4CE2-A410-C00C8946ECD1

Algodoal proíbe entrada de turistas por tempo indeterminado

Compartilhe:

Destino paradisíaco disputado durante o período de veraneio no Pará, a vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua, não vai receber turistas por tempo indeterminado. A deliberação unânime foi acatada por representantes da comunidade em reunião realizada na última quarta (17). O turismo é a principal fonte de renda econômica da vila, que é área de proteção ambiental, localizada no município de Maracanã, nordeste do estado.

Organizada pela prefeitura de Maracanã e Secretaria Municipal de Saúde, a reunião teve presença de pescadores, hoteleiros, carroceiros, comerciantes, barqueiros, vereadores, Conselho Municipal de Saúde, entre outros representantes da comunidade local. O acesso de turistas à vila está suspenso desde o dia 19 de março, conforme previsto em decreto municipal.

Atualmente, a vila de Algodoal segue medidas previstas no decreto municipal divulgado no dia 6 de junho. O documento prevê a proibição da entrada de qualquer pessoa para fins turísticos ou qualquer finalidade que não demonstre caráter essencial. O decreto determina, ainda, fechamento de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e similares. Além de Algodoal, a Ilha de Maiandeua tem outras três vilas: Mococa, Fortalezinha e Camboinha.

A entrada na Ilha está restrita a nativos não residentes e a não nativos com residência no local. A instrução normativa determina que por cada casa seja liberada apenas dois visitantes, sendo um deles o proprietário da residência. O prazo de permanência estabelecido é de 48h. Após o período, os visitantes devem sair da vila.

Fonte: G1 PA