O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou na manhã desta terça-feira, 12, que vai dar 30% de abono linear (o que o poder municipal está chamando de Abono Pandemia) para os enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na urgência e emergência da saúde municipal em Belém. Em 12 de maio se comemora Dia do Enfermeiro.
A confirmação do complemento salarial dos profissionais de saúde de Belém foi feita na entrevista coletiva diária que o prefeito realiza via redes socais. Uma nova live de Zenaldo Coutinho ocorreu na manhã desta terça-feira.
Zenaldo Coutinho disse que formalizar essa proposta junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também junto ao Ministério Público do Estado (MPPA).
Heróis – Na live, o prefeito de Belém classificou os trabalhadores da saúde como ‘heróis’. “Já fizemos [o complemento salarial] com os médicos e, agora, com os enfermeiros e os técnicos de enfermagem, apenas para urgência e emergência, pois lidam diretamente com pacientes de covid-19. Estamos fechando esse encaminhamento para fazermos juntos esse termo de ajuste de gestão”, justificou Zenaldo.
O prefeito disse que o abono de 30% uniforme é tanto para extensões de carga horária quanto para os plantões extras, no limite de quantitativo daquilo que vinha sendo praticado até abril deste ano. Considerando esses recursos que o município recebeu de reforço para o enfrentamento da Covid-19, parte desses recursos é para gastar com pessoal.
Zenaldo também afirmou que, neste momento, a Prefeitura está fechando um encaminhamento para o Tribunal de Contas dos Município (TCM), para o Ministério Público do Estado e para o Ministério Público do Trabalho (MPT), para que seja feito esse termo de ajuste de gestão.
Ele informou ainda que a Prefeitura recebeu R$ 30 milhões do Governo Federal para o enfrentamento à covid-19.
Fonte: jornal O Liberal