0662F0EC-702A-463E-9731-52E63901C42A

EPIs são adquiridos e Tramontina doa respiradores para o combate à covid-19 na capital

Compartilhe:

Desde a última sexta-feira, 1º de maio, a rede municipal de saúde passou a contar com cinco novos respiradores. Os equipamentos foram doados à Prefeitura Municipal de Belém pela Tramontina, empresa do setor da metalurgia. Os respiradores foram disponibilizados, de imediato às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o tratamento de pacientes infectados pela covid-19. Os ventiladores pulmonares foram instalados no Hospital de Pronto-Socorro Municipal Humberto Maradei, Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jurunas.

Os respiradores chegaram em voo proveniente do Estado de São Paulo. Tão logo foram liberados pela área aduaneira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) transportaram os equipamentos até às unidades de saúde. De acordo com a Sesma, já na noite da sexta-feira os respiradores começaram a ser instalados nas UTIs tanto do hospital Dom Zico, quanto do HPSM Humberto Maradei. Outros três ventiladores pulmonares doados pela Tramontina à Prefeitura de Belém, devem chegar à capital paraense nos próximos dias.

No Dom Zico, hospital de retaguarda da rede municipal, mas que atualmente mantém atendimento exclusivo aos pacientes infectados pelo novo coronavírus, desde a manhã do sábado os procedimentos foram iniciados para montagem de dois ventiladores pulmonares. De acordo com o supervisor de enfermagem do hospital, Osmar Reis, “os respiradores estavam sendo esperados para ampliar o quantitativo de leito. Serão destinados às enfermarias com os pacientes mais graves”.
No HPSM do Guamá o equipamento foi recepcionado pela enfermeira Rosa Helena Monteiro. “Vamos avaliar onde irá ficar, mas será instalado ainda hoje”, disse a enfermeira, supervisora do plantão médico. Ela disse que, ainda na noite do sábado, a equipe de plantão definiria se o respirador seria instalado na sala amarela ou na sala vermelha.

Novos EPIs – A administração municipal também reforçou o aparato de segurança para o enfrentamento da covid-19 com a aquisição de novos equipamentos de proteção individual (EPIs). Na manhã deste domingo (3), a área patrimonial da Sesma recebeu 3 mil aventais de manga longa, 500 macacões de proteção e filtros para respiradores. De imediato, os EPIs começaram a ser distribuídos às equipes de profissionais de saúde das UPAs, hospitais e em toda a rede municipal de saúde.
“Na próxima semana estarão chegando mais EPIs e tão logo sejam recebidos, serão disponibilizados aos profissionais de saúde”, ressaltou a diretora geral da Sesma, Alessandra Silva.

 

Fonte: Agência Belém.