Divulgação

Profissionais de enfermagem fazem protesto, em Belém, por pagamento do piso salarial

Compartilhe:

Profissionais de enfermagem estão, desde o início da manhã desta quinta-feira (29), na Avenida Presidente Vargas, em Belém, em protesto.

A categoria aderiu à paralisação nacional que reivindica a liberação da verba que estados e municípios devem receber para pagar o piso. Eles também  reivindicam melhores condições de trabalho e a implementação do PCCR.

O julgamento do Piso da Enfermagem foi retomado no Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (23). A análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222 teve início em junho de 2022 e prossegue até o próximo dia 30 de junho.

O Piso Salarial da Enfermagem recebeu autorização no dia 1° de junho para o setor privado e em 15 de maio para o setor público. Porém, o pagamento dos novos valores continua pendente. Essa demora vem causando insatisfação na categoria.

O movimentos dos profissionais deve seguir até a sexta-feira (30), quando será reavaliada a sua continuidade.

Por meio de nota, o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) disse que reforça sua posição favorável ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem.

O trânsito no local da manifestação está fluindo lentamente em apenas uma das faixas da avenida, no perímetro entre Rua da Paz e Gama Abreu.